LeilOn

Voltar à listagem

Valores na habitação descem pela primeira vez desde 2015

11 de Abril 2023

A mais recente análise do Eurostat dá conta de várias oscilações no mercado habitacional da zona euro, com o preço das rendas a subir e o valor do preço das casas a aumentar. No último trimestre de 2022 houve de facto uma subida dos valores na habitação, mas começam a mudar as trajetórias e as tendências quando comparadas em cadeia. Quanto a Portugal, desde 2010, regista agora a 10.ª maior subida no preço dos imóveis. 
 
De setembro a dezembro do ano passado houve um aumento de 2,5% no preço das rendas, e de 3,6% no preço dos imóveis, face ao período homólogo, tendo esta sido maior a diferença quando se analisa o terceiro trimestre de 2022, com os preços das casas a desceram, pela primeira vez desde 2015, ano em que se iniciou esta tendência, com quebra de 1,5%. As rendas, por outro lado, continuaram a subir, com aumento de 0,6% face ao terceiro trimestre de 2022.
 
O gabinete de estatísticas europeu comenta, acerca destes dados: "enquanto as rendas aumentaram de forma constante ao longo deste período até ao quarto trimestre de 2022, os preços das casas flutuaram consideravelmente". 
 
No que diz respeito a Portugal, este verificou a décima maior subida do valor das casas desde 2010, que terá sido superior a 75%. Pelo contrário, no que diz respeito ao valor das rendas, Portugal que deixou de constar no ranking dos países com as maiores subidas, apesar do aumento superior a 25% dos últimos 12 anos.
 
A Carregar Informação
whatsapp