LeilOn

Voltar à listagem

Conservação de alimentos: como manter a comida fresca no verão

11 de Agosto 2022

Queres manter os alimentos frescos nas idas à praia, nos passeios pelo campo ou nas longas caminhadas pela floresta? Com o calor tórrido que se faz sentir é muito comum que a comida se estrague quando não adotas os melhores comportamentos.

Hoje decidimos resolver os teus problemas e apresentamos as dicas para manter a comida fresca com recurso a lancheiras térmicas ou outras soluções. Queremos que desfrutes de cada aventura sem que a barriga fique às voltas durante largas horas.

Conservação de alimentos: dicas essenciais

 

conservar alimentos na praia
Pexels

Depois da ida às compras é importante seguir um conjunto de passos para a conservação dos alimentos no verão. Não queremos que te falte nada nas tuas excursões sozinho ou em família.

 

  1. O primeiro passo é escolher bem os alimentos frescos para levar num passeio. Com as altas temperaturas, deves dar preferência a receitas frescas de verão, como é o caso das saladas, frutos secos, pão de cereais, fruta da época ou alimentos pré-cozidos. As sandes de paté são também excelentes opções para lanches na praia;
  2. Separa a comida em porções, para que tudo fique organizado dentro da lancheira e para ser mais fácil dividir com os teus companheiros. Os alimentos podem ser colocados em sacos seláveis, enrolados em película aderente, papel de alumínio ou embalados em tupperwares;
  3. Coloca a comida no frigorífico ou no congelador, para que fique fresca durante mais tempo. Só deve ser retirada alguns minutos antes e o ideal seria colocá-la numa geleira. Coloca também garrafas de água no frigorífico que vais precisar no teu passeio;
  4. Com o calor que se faz sentir, é importante manter a lancheira térmica fresca. Podes mantê-la numa divisão da casa onde não incida tanta luz solar ou podes colocar alguns cubos de gelo no dia anterior e despejar a água no momento em que fores passear;
  5. Para a melhor disposição dos alimentos começa por colocar garrafas congeladas no fundo da lancheira térmica. Seguem-se os alimentos em tupperwares e, no topo, os alimentos mais delicados. As bebidas como limonadas ou sumos naturais devem ser colocados noutra lancheira térmica;
  6. Assim que tiveres chegado à praia ou ao sítio perfeito para um piquenique coloca a bolsa à sombra. A comida irá aguentar ainda mais tempo se estiver deixado de uma árvore.

Poucos sabem, mas a lancheira térmica nunca deve estar cheia. Deixa alguns espaços vazios para a circulação do ar a fim dos alimentos sobreviverem durante mais tempo.

Comida para levar para a praia: dos legumes às frutas

 

frutas inteiras na praia
Pexels

A fruta é a melhor amiga nos dias quentes de verão. No entanto, sabias que não convém levar as bananas separadas do cacho para a praia? Ou que as maçãs só devem ser descascadas segundos antes de levá-las à boca?

 

Para a praia ou piqueniques deves levar a fruta inteira até para evitar a sua contaminação.

  • Bananas: opta por bananas que não tenham uma cor demasiada amarelada. Caso contrário, poderão estar muito  maduras e vão apodrecer depressa. Deves separá-la do cacho só quando o apetite começar a apertar;
  • Morangos: podes levar morangos para a praia, desde que tenham sido lavados com muita água e com um pouco de vinagre antes de terem sido colocados no congelador. No momento em que os guardas devem estar bem secos;
  • Cenouras: ricas em fibras, as cenouras protegem a pele e ajudam a preservar o bronze solar. Podem ser levadas para a praia ou passeios, inteiras e embrulhadas em papel de alumínio;
  • Maçãs: coloca-as separadas de outras frutas e junta uma batata para assegurar que não amadurece depressa;
  • Melancia: para que não amassem, deves cortar as fatias de melancia apenas quando estiveres na praia. Podes também criar mini-espetadas de melancia com melão, queijo mozzarella, presunto fininho e folhas de manjericão. Um pouco de sal e azeite serão suficientes para a conservação em recipientes;

O queijo fresco e até carnes frias podem ser perfeitamente acompanhados com estes frutas e legumes para criar saladas de verão frescas e ricas em proteínas.

Receitas de verão: sandes e saladas para o piquenique

 

Salada fresca de grão de bico e pimentos
Unsplash

Tens de ter muito cuidado com aquilo que levas para a praia, pois nesta altura há alimentos que não são adequados para estarem expostos ao calor e mesmo os que têm mais resistência podem estragar-se e gerar intoxicações alimentares.

 

As melhores sandes para levar para a praia devem ser preparadas com pão de cereais ou wraps. Eis alguns exemplos:

  • Sandes de pão integral com paté de atum: uma das mais fáceis de preparar, precisarás apenas de atum, o sumo de limão, ovos cozidos e tomate.
  • Sandes com húmus e guacamole: com algumas fatias de abacate, sumo de limão e um pouco de húmus consegues ter uma sandes deliciosa. Pode ser acompanhada com pepino ou tomate para ser ainda mais colorida;
  • Salada fresca de grão de bico e pimentos: para quem passa mais tempo fora de casa pode preparar uma salada fresca e muito nutritiva com grão de bico, frutos secos, pimentos coloridos, feijão verde, pepino e cebola. 

Não leves produtos como cremes de ovos, chantilly, mariscos, ou iogurtes cremosos para a praia. As bolas de Berlim, que são as preferidas dos portugueses, devem ser colocadas no topo das geleiras térmicas, caso queiras levá-las para a praia.

 

sandes de abacate
Unsplash

Não te esqueças de levar água para a praia, é muito que te mantenhas hidratado. Não é aconselhado levar bebidas alcóolicas nem refrigerantes para passeios porque podem levar à desidratação.

 

Qual a temperatura ideal para conservar os alimentos?

Programa Nacional de Promoção de Alimentação Saudável sugere na página oficial uma série de cuidados. É importante a conservação de alimentos em refrigeração e congelação, pois irá evitar o aparecimento de microrganismos nocivos.

No frigorífico, os alimentos devem ser conservados entre os 0 e os 10ºC. Nas prateleiras inferiores deves colocados os produtos que queres descongelar, nas prateleiras do meio as carnes e peixes que ainda estejam fechados e, por último, iogurtes, fiambres e alimentos que tenham sido cozidos. No congelador as temperaturas não devem ser superiores a -18ºC.

Quanto às geleiras e sacos térmicos, a conservação dos alimentos irá variar entre as 4h e as 16h, consoante o material utilizado para fabrico.

Onde comprar geleiras térmicas e lancheiras para a praia?

 

bolsa térmica
Continente

As geleiras e sacos térmicos são um item essencial para o verão em praticamente todas as casas e poderás encontrá-las hiper e supermercados. Conhece algumas das características:

 

  • Lancheiras térmicas: não têm capacidade de refrigeração, mas conseguem manter as frutas e saladas frescas durante a tua estadia na praia. Uma lancheira pode ter até 20 litros, entre 20 e 50 litros ou superior, adaptadas a cada agregado familiar.
  • Geleiras e malas térmicas: a capacidade começa nos 5 e vai até aos 100 litros, sendo recomendadas para os dias mais quentes e para convívios mais demorados. Se colocares cubos ou placas de gelo, a capacidade de conservação duplica.

Normalmente as lancheiras térmicas são feitas de poliéster, logo são mais leves. Já as geleiras são mais robustas porque dispõem de uma camada de polipropileno. Deves escolher as geleiras de metal rígidas porque duram mais tempo e são muito sustentáveis.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/ferias/viagens/2022/08/11/53548-conservacao-de-alimentos-como-manter-a-comida-fresca-no-verao#xts=582068&xtor=EPR-1059-%5Bnews_daily_20220811%5D-20220811-%5Bm-15-titular-node_53548%5D-62027738897@3-%5B20220811104533%5D

A Carregar Informação
whatsapp